Ciência da Beleza – Pílula de Colágeno funciona?

10 out

LABORATORIODASTEH2

 

O blog mudou! Acessem o novo endereço. Laboratório da SteH e confiram todas a novidades!!

E aproveitem para curtir a nova fã page no facebook, tem um box do lado direito do blog onde voê pode clicar para curtir!!

Lá você encontrará muitos novos posts!!

Para entender um pouco mais sobre o colágeno precisamos primeiro entender o que é uma proteína. Proteínas são macromoléculas existentes em todas as células de organismos vivos, elas são formadas por um conjunto de pequenas unidades chamadas de aminoácidos. As proteínas são “montadas” a partir de combinações dos 20 aminoácidos existentes, o corpo humano consegue produzir 12 desses 20, o restante precisa ser obtido através da alimentação.

O colágeno é a classe de proteína mais abundante no organismo, representando cerca de 30% do total de proteínas do corpo humano. O colágeno só é encontrado em células de origem animal, não estando presente em células vegetais.

Essa proteína é amplamente conhecida por suas propriedades na manutenção do tônus muscular e de uma pele firme, já que uma de suas funções é manter as células dos tecidos unidas e fortalece-las.

Acontece que o organismo não é capaz de absorver uma molécula tão grande, então ele reduz essa grande estrutura em pedaços cada vez menores até chegar a sua unidade fundamental, os aminoácidos que podem então ser absorvidos pela parede intestinal. Com a obtenção de aminoácidos pela alimentação, e a produção de aminoácidos pelo organismo humano (somente os que ele tem a capacidade de produzir) as proteínas do nosso corpo podem ser formadas.

Como o colágeno se trata de um proteína ao ser ingerido ele sera degradado e reduzido a aminoácidos, que podem ser remontados como qualquer outra proteína e ter como destino qualquer célula do corpo, não necessariamente o colágeno na pele.

Logo ingerir colágeno não irá garantir um aumento da firmeza e nem no retardamento do envelhecimento, servindo somente como suplemento alimentar. Uma alimentação saudável e balanceada contendo todos os nutrientes necessários é o suficiente para a produção não só do colágeno mas de todas as outras proteínas do nosso corpo.

Algumas substâncias podem influenciar na quantidade de colágeno presente em nosso organismo:

  • O licopeno é a substância que confere a cor avermelhada ao tomate, a melancia, a goiaba, entre outros alimentos. Quando absorvida pelo organismo essa substância tem ação antioxidante que ajuda a impedir os danos celulares causados pelos radicais livres. O licopeno impede/retarda a oxidação do colágeno. A vitamina A também tem ação antioxidante auxilando na proteção do colágeno.
  • A Vitamina C dentre outras funções regula a síntese de colágeno, sendo importante para sua produção. Na falta extrema de vitamina C a produção de colágeno é afetada, essa é a causa do escorbuto aquela famosa doença que ocorria com frequência em viagens marítimas do século XVI. Acontece que sem a vitamina C a estrutura do colágeno é danificada, sofrendo diminuição de sua espessura, podendo provocar lesões em várias partes do corpo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s