Inspire-se nas décadas! Anos 40

16 out

 

lab

 

O blog mudou! Acessem o novo endereço. Laboratório de Beauty e confiram todas a novidades!!

 

E aproveitem para curtir a nova fã page no facebook, tem um box do lado direito do blog onde voê pode clicar para curtir!!

Na década de 40 Paris ainda dominava o mundo da moda. Em 1940 a segunda guerra já havia começado, a cidade de Paris foi ocupada pelos alemães em junho do mesmo ano.

A escassez de tecidos fez com que as roupas fossem recicladas com auxilio de materiais alternativos, como fibras sintéticas.

As francesas estavam mais magras, as roupas e sapatos mais pesados. O estilo dominante era o militarismo. Ombros largos, dando aparência de cintura mais fina. Saias com corte reto e comprimento um pouco abaixo dos joelhos.

As cores se tornaram mais sóbrias com tons de cinza, bege e verde musgo.

A meia-calça sumiu devido a falta do náilon e da seda, sendo substituídas por meias soquete ou até mesmo pernas nuas. Era comum as mulheres tingirem as pernas com borra de café e utilizarem pinturas na parte de trás para imitar a costura da meia-calça.

Nessa época os cabelos ficaram ainda maiores que na década de 30. Era difícil encontrar cabeleireiros, por isso as mulheres prendiam os cabelos com grampos para formar cachos.

O visual simples era incrementado por chapéus, que eram criativos e ganhavam muitos detalhes como flores e véus.

Na foto do lado direito o cartaz com a famosa frase “We can do it!”  simbolo que representa o esforço das mulheres norte americanas que assumiram os postos de trabalho dos homens que foram mandados para a guerra.

A maquiagem também sofreu com o racionamento, tornando a pele que antes tinha um aspecto mais artificial, natural.

Olhos quase sem maquiagem ganhavam traços finos de delineador e um pouco de máscara de cílios em ocasiões especiais.

Nos lábios batom vermelho vibrante, que também eram utilizados como blush. Os batons de alta duração eram populares, pois aplicando menos vezes o batom durava mais tempo, fazendo assim economia em tempos difíceis.

As sobrancelhas eram mais grossas, em contraste com as sobrancelhas utilizadas nas décadas anteriores, tinham o formato arredondado e arqueado. Muitas vezes preenchidas com lápis ou delineadores.

Com a libertação de Paris, em 1944, a alegria invadiu as ruas. Em 1947, o estilista francês Christian Dior, supreendeu a todos com sua primeira coleção que trazia saias longas e rodadas, cintura fina, luvas e sapatos de salto alto. A coleção ficou conhecida como “New Look”  trazendo uma visão feminina da mulher, que se tornaria o padrão da década de 50.

Madeimoselle Chanel que havia fechado o seu atelier no começo da guerra, o reabriu com o fim da guerra, onde os soldados vinham se abastecer do Channel nº 5 que já tinha sido lançado e era um enorme sucesso.

Assim se encerra a década de 40, com as cores retornando após tempos de cinzas.

Veja também os posts anteriores: década de 20 e década de 30.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s